Questionário Perfil Exportador

1. Sexo
Feminino Masculino
2. Idade
3. Função / Cargo na Empresa
4. Dados da Empresa
Nº de trabalhadores
5. Peso % das exportações na faturação
2014
2015
2016
6. Regiões de destino
Europa América do Norte
América Central e do Sul África
Austrália e Nova Zelândia Ásia
7. Identifique os 3 principais mercados de exportação, nos ultimos 3 anos
2014
2015
2016
8. Relativamente aos últimos 12 meses, qual a evolução da actividade exportadora da sua empresa em termos de volume de negócios?
9. Quais as suas expetativas relativamente à evolução da atividade exportadora da sua empresa nos próximos 12 meses?
10. Na eventualidade de ter reviste em alta, o valor da questão anterior, que razões levaram a essa revisão?
Acesso a novos mercados Ampliação da capacidade produtiva
Evolução positiva em mercados específicos Evolução positiva na generalidade dos mercados já clientes
Outras
11. Na eventualidade de ter reviste em baixa, o valor da questão 7, que razões levaram a essa revisão?
Flutuações cambiais Pior comportamento que o esperado em mercados específicos
Pior comportamento que o esperado na generalidade dos mercados já clientes Outras
12. Espera nos próximos 12 meses, um aumento da importância do mercado externo na atividade global da sua empresa?
Sim, em países comunitários Sim, em paises extracomunitários
Não
13. Quais os principais condicionalismos que identifica no acesso aos mercados externos?
Flutuações cambiais Dificuldades de financiamento
Constrangimentos aduaneiros aduaneiros Falta de mão de obra com formação adequada
Concorrência externa Concorrência local
Falta de procura Outras
14. Espera nos próximos 12 anos aumentar o nível de investimento?
15. Espera nos próximos 12 meses, aumentar o nº de trabalhadores da sua empresa?
Não Sim
16. Pontos fortes?
Esforço comercial Capacidade de produção
Qualidade do produto Competitividade
Disponibilidade de stocks Capacidade técnica (Know-how)
Capacidade de compra de mátéria prima Instalações
Adequação de recursos humanos ao negócio Capacidade de investimento
Imagem no mercado Solidez financeira
Higiene e limpeza das instalações Estrutura familiar das empresas
17. Pontos fracos?
Custo da matéria prima Gestão comercial
Baixo volume de negócios Elevado preço / valor de produto acabado
Falta de inovação Capacidade de gestão
Baixa produtividade Formação e qualidade dos recursos humanos
Esforço financeiro Baixa rentabilidade do negócio
Ambiente/higiene e segurança Falta de qualidade nos produtos e serviços
Instalações Licenciamento industrial - burocracia e custo
18. Ameaças?
Produtos substitutos Preço das matérias primas
Concorrência dentro do setor do setor Grandes empresas do setor
Margens (diminuição) Falta de qualidade
Capacidade de compra de matéria prima Estratégia do setor
Recursos humanos Clima
Impostos Legislação anti setor
19. Oportunidades?
Novos mercados Esforço comercial
Portugal 2020 Descoberta de novos materiais
Novos países consumidores Flexibilidade
Aplicação de novas tecnologias Diminuição do preço da matéria prima
Produtos diferentes
20. Evolução do setor
(1) muito negativo; (2) negativo; (3) razoável; (4) positivo; (5) muito positivo
Ao nível da dimensão do mercado
Ao nível do aparecimento de novos mercados geográficos
Das exigências dos clientes
Da promoção dos produtos
Ao nível tecnológico
Ao nível da qualidade da matéria prima
Ao nível da quantidade da matéria prima
Ao nível da concorrência de produtos alternativos
Do desenvolvimento de novos produtos
21. Evolução da empresa
(1) concordo nada; (2) não concordo; (3) não concordo nem discordo; (4) concordo; (5) concordo totalmente
Com maior dimensão em termos de mercado
Com uma nova estrutura de distribuição de produtos, com menor recurso a intermediários
A disponibilizar mais meios para a promoção comercial
Com novas tecnologias
Com maior capacidade produtiva
Com mais meios de controlo e inspecção de qualidade
Com um sistema informático mais desenvolvido e evoluido em todas as áreas
Com um quadro técnico de maior dimensão e mais capacidades
Com capacidades para desenvolver novos produtos
22. A sua empresa tem uma estratégia comercial definida
Sim ou Não?
Por volume de faturação
Por força de vendas
Por mercado geográfico
Por tipo de produtos
Participa em feiras no estrangeiro
Tem catálogo em mais do que uma língua
23. Qual o número de clientes total?
24. Qual o número de clientes do mercado externo?
25. Qual o tipo de distribuição mais utilizado?
Venda Direta Grandes Distribuidores
26. A estratégia definida pela empresa incide:
Liderança pelo preço Diferenciação em relação à concorrência
Focalização (nicho de mercado) Outra
27. De acordo com as vantagens competitivas a nível internacional que abaixo são descriminadas, indique se o impacto que prevê para a sua empresa é:
(1) muito negativo; (2) negativo; (3) razoável; (4) positivo; (5) muito positivo
A diferença entre países
Exploração de mercado através de vantagens competitivas nomeadamente o marketing, diferenciação de produto
Exploração de mercado através de vantagens competitivas nomeadamente a tecnologia e a gestão profissionalizada
Exploração de mercado através de uma produtividade acrescida
Politicas governamentais - restrição de entrada e saída de bens
Localização da unidade produtiva
Exportação direta /exportação através de intermediários / unidade de vendas / unidade de produção
28. Quais os produtos comercializados?